05/01/2018

3 dicas para manter seu curriculo atualizado com cursos superiores

Em um mercado de trabalho cada vez mais acirrado, obter uma boa colocação profissional é um desafio e tanto, não é mesmo? Nesse contexto, manter seu currículo atualizado com cursos superiores é fundamental para obter aquela vaga que pode mudar a sua vida.

É de conhecimento geral que as empresas que oferecem as melhores remunerações (e as melhores condições de trabalho) são, justamente, aquelas que exigem que seus colaboradores tenham, pelo menos, um diploma de nível superior.

Pensando nisso, apresentamos 3 excelentes dicas para manter seu currículo atualizado, encontrar o curso superior ideal para você alavancar sua carreira e encontrar o emprego dos seus sonhos. Boa leitura!

1. Concentre-se em sua carreira

Confúcio, o grande sábio chinês, recomendava “escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida”. Uma vez que passamos grande parte de nosso tempo de vida no trabalho, nada melhor do que decidir por algo que faça sentido para você, não é mesmo?

Felizmente, os cursos superiores mudaram muito ao longo do tempo. Cada formação oferece inúmeras possibilidades de atuação profissional. Isso ajuda a reduzir a pressão da escolha, uma vez que é possível trocar de curso e, assim, trilhar uma nova jornada.

A despeito de todas as recentes transformações, uma coisa não mudou: as empresas privilegiam profissionais devidamente diplomados. Obviamente, ao escolher seu curso, é importante considerar elementos como seus interesses e gostos pessoais, os objetivos que definiu para si mesmo e a expectativa salarial para quando se formar.

2. Foque no longo prazo

O ideal é deslocar o foco do imediatismo salarial (isto é, o desejo de ganhar mais dinheiro em um curto espaço de tempo) a fim de selecionar um curso que possa, realmente, contribuir para aprofundar seus conhecimentos, melhorar o seu currículo e aumentar seu leque de possibilidades junto ao mercado de trabalho.

Dessa forma, “um bom salário” virá, mas como consequência do empenho demonstrado, durante a sua formação, em se tornar um profissional melhor, capaz de gerar valor para a empresa que tiver a sorte de o contratar.

3. Inclua todas as suas experiências profissionais

Ter um diploma é, de fato, algo muito importante, na medida que demonstra a todos que você é uma pessoa que se dedicou aos estudos, além de ser um profissional qualificado para atuar na área em questão. Ele deve ser visto como um diferencial capaz de alavancar as suas oportunidades.

No entanto, você não deve, de modo algum, pensar que o diploma é condição suficiente para atingir esse objetivo. Afinal, as entrevistas de emprego existem para verificar se o candidato se enquadra nas exigências empresariais. Isso significa que, sem o diploma, você sequer seria entrevistado!

Portanto, não confie excessivamente em seu título e permaneça atento, se preparando adequadamente para aproveitar, ao máximo, todas as oportunidades de mostrar o excelente profissional que você se tornou.

Para apoiar a demonstração de suas capacidades e manter seu currículo atualizado, é altamente recomendável que esse documento apresente todas as experiências que você acumulou antes, durantes e depois de cursar o ensino superior.

E aí, gostou do nosso post? Então, siga-nos nas redes sociais e fique sempre atualizado!