Blog

24/04/2019

Compartilhe:

A IMPORTÂNCIA DE FAZER UMA SEGUNDA LICENCIATURA

INVISTA NA SUA CARREIRA

Para começar, o que é a Segunda Licenciatura?

Digamos que você já tenha um diploma de licenciatura e queira continuar os estudos para ampliar suas oportunidades. As opções mais óbvias seriam uma segunda graduação ou uma pós. No entanto, a segunda licenciatura. Trata-se de uma modalidade de graduação específica para quem já fez uma licenciatura anteriormente. Com ela, é possível obter um segundo diploma sem ter de passar mais três ou quatro anos na faculdade.
Não se trata de uma pós, pois o diploma é equivalente ao de uma graduação. Por outro lado, esta modalidade também é diferente de uma licenciatura convencional, pois o tempo de curso é muito menor. Em geral, a segunda licenciatura pode ser concluída em um ou dois anos.
Isso só é possível porque parte da grade curricular é comum a todos os cursos que formam professores. Basicamente, as licenciaturas contemplam uma extensa carga horária de matérias pedagógicas, como Didática e Psicologia da Educação. Assim, ao fazer um novo curso, não é necessário estudar todas essas disciplinas novamente.

Chance de enriquecer o currículo

Outro motivo para investir em uma segunda licenciatura é a oportunidade de enriquecer o currículo com uma nova formação. No mercado de trabalho, isso demonstra seu interesse pela área de atuação e seu empenho em especializar-se.
Uma dupla formação, portanto, pode ser um importante diferencial competitivo quando se está buscando uma nova oportunidade de trabalho.

Reconhecimento e validade do diploma

Desde 2015, os cursos de segunda licenciatura são regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC). A medida foi adotada com objetivo de suprir a carência de professores no ensino básico, capacitando-os para lecionar em mais de uma disciplina.
Sendo assim, a carga horária do curso é complementar, ou seja, vem para somar ao que já foi estudado na primeira graduação. Nesse caso, portanto, a formação é destinada, exclusivamente, àqueles que já possuem ao menos um diploma de licenciatura.
Ao final do curso, o diploma recebido é igual ao de uma licenciatura convencional. Com ele, o professor está habilitado a lecionar a disciplina tanto no setor privado quando no público, podendo, inclusive, prestar concursos na área.

Acumular dois cargos

A CF de 1988 atribui ao professor o direito de acumular dois cargos públicos. Com o sistema de educação à distância, fica fácil conseguir um segundo diploma. Conforme legislação vigente é permitido aos profissionais da educação o acúmulo de cargo público.

Vantagens de optar pela segunda licenciatura

A segunda licenciatura é uma opção vantajosa para quem já está na área da educação e deseja permanecer nela. Afinal, além de ampliar os conhecimentos, um novo curso aumenta o número de oportunidades. Sendo assim, especializar-se em mais de uma área de ensino proporciona ao professor vantagens como:
• Possibilidade de pegar mais aulas: quem possui uma formação fica limitado apenas a uma disciplina. Por outro lado, com uma segunda licenciatura é possível multiplicar o número de aulas, já que agora o professor pode lecionar mais de uma matéria;
• Aulas interdisciplinares: com mais de uma formação, o professor é capaz de ministrar aulas mais produtivas e interdisciplinares, promovendo o diálogo entre disciplinas diferentes;
• Mais oportunidades em concursos: muitas vezes, professores perdem boas oportunidades em concursos públicos porque a vaga exige outra formação. Especializando-se em mais de uma área, as chances de encontrar boas vagas aumentam;
• Aumento da renda: aproveitando mais oportunidades, o professor consegue aumentar sua renda e, consequentemente, seu padrão de vida.

Estude na FISO

Na FISO, você encontra vários cursos em segunda licenciatura que podem vir de encontro aos seus objetivos profissionais. Ofertamos cursos nas áreas Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Português- Espanhol, Letras Português/ Inglês, Matemática e Educação Especial.



Compartilhe:

    Comentários

Fale Conosco pelo WhatsApp