11/01/2018

Você não precisa abandonar sua vida social para se dedicar aos estudos!

Frequentemente, dedicamos tanto tempo realizando trabalhos e tarefas escolares que deixamos de lado nossos amigos e deixamos de dar a devida atenção a nossos familiares. Em suma, esquecemos que esses elementos também fazem parte de nossas vidas.

Por outro lado, podemos gastar tanto tempo criando uma vida social ativa que damos menos atenção à nossa formação, prejudicando, assim, nosso desempenho acadêmico e, consequentemente, comprometendo nosso futuro profissional.

Pensando nisso, ao longo deste artigo, apresentamos um breve guia para ajudar você a encontrar esse precioso equilíbrio. Boa leitura!

Defina metas intermediárias

Definir metas é algo muito importante e não deve ser negligenciado. Entretanto, para que ele seja, de fato, eficiente, não deve levar você a esquecer outros aspectos relevantes de sua vida.

Não é recomendável estabelecer, apenas, metas para a sua vida acadêmica. É preciso levar em consideração, também, a sua vida social.

Em vez de esperar até o último minuto para estudar e, devido a isso, perder o jantar em família ou o passeio com os amigos, defina metas intermediárias (em uma base diária ou semanal), de modo a prever o tempo que dedicará a cada compromisso.

Forme um grupo de estudos com os seus amigos

Formar um grupo de estudos com os seus amigos é uma excelente forma de se manter atento aos conteúdos indicados em sala.

Ainda que seus amigos estejam fazendo um curso superior diferente ou aprendendo outras matérias, isso ajudará você a resolver certas questões, por meio do compartilhamento de ideias e da criação de vínculos mais fortes. Além disso, após os estudos, vocês podem se divertir juntos em alguma atividade de lazer.

Reserve alguns momentos para relaxar

A despeito de sua importância, dedicar-se intensamente aos estudos pode ser altamente estressante. Portanto, ao planejar suas atividades diárias ou semanais, reserve algum tempo apenas para descansar, relaxar e descontrair.

Sair para uma festa à noite ou jantar com o namorado (ou namorada) durante o seu tempo livre são bons exemplos de ações que podem ajudar você a reequilibrar sua rotina.

Evite ficar sobrecarregado

O círculo de contatos criados a partir da sua rotina acadêmica pode contribuir para que você faça novos amigos e passe por novas experiências de vida. Todavia, é fundamental saber dizer não a certas atividades para não se sentir sobrecarregado, decidindo aquilo que é melhor para você a cada momento.

Não há problema algum, por exemplo, em cancelar a ida ao cinema com os amigos para descasar. Embora difícil, é importante ser “egoísta” em relação ao uso de sua energia e tempo. Nesse sentido, prestar atenção em como você se sente é uma boa dica para ajustar seus objetivos sem se sentir pressionado.

Gostou do nosso artigo? O que você tem feito para obter sucesso, tanto na sua vida pessoal quanto nos estudos? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência!